quarta-feira, 6 de maio de 2009

A graça que expõe os corações

Falar sobre o relato de João a respeito da mulher adultera, é mexer em campo minado, pois salta para fora os corações mais emperdenidos, é graça pura, pois uma mulher flagrada em pleno adultério é levada a Jesus para se tornar um símbolo de humilhação debaixo de um monte de pedras, para satisfazer os anseios dos fariseus e saduceus em cumprir a lei e pegar Jesus nalguma falha, no entanto Jesus transforma todo esse desejo em graça, para os acusadores que estavam em pecado, e para a mulher pega no flagra, quando diz que quem não tem pecado atire primeira pedra. Quando todos acusados pela sua própria consciência foram embora, Jesus diz a ela: mulher onde estão àqueles teus acusadores ninguém te condenou? ao que respondeu ela ninguém Senhor Então lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno, vai e não peques mais.
Essa mulher foi pega em plena atividade sexual fora do casamento, ela não tinha escapatória estava condenada ao apedrejamento não havia perdão para o que ela tinha feito, a lei assim o dizia, não houve só uma desconfiança, pois seu pecado foi comprovado, mas em Cristo Jesus a graça diz perdoa Jesus veio nos tirar debaixo da lei e nos fazer viver na graça, graça é de graça é favor a quem não merece favor, é justificar o injustificável, pois ela tinha sido flagrada, se Jesus não a condenou, quem somos nós para condená-la visto que nos temos que agir da mesma forma, por outro lado como não perdoa-la se nos também fomos perdoados quando merecíamos a morte.
Neste texto vemos duas coisas: 1 Jesus preocupado em ensinar o povo para não cair em pecado, e quando os encontrava em pecado buscava arrependimento para perdoá-los enquanto os lideres religiosos estavam preocupados em caçar o povo que estava em pecado para condená-los e expo-los no meio da multidão.
Os fariseus e saduceus não tinham nenhum problema em expor uma pessoa ao vexame para alcançar seus propósitos que no caso era achar algum erro em Jesus para o prenderem, estavam tentando arrumar provas contra um inocente e para isso não se importavam com o vexame de um ser humano.
Somos os que querem ensinar ou os que querem acusar as pessoas, Hoje existem pessoas preocupadas em subir o monte, para orar buscar a Deus para ensinar, pessoas que se desgastam estudando a palavra, para ensinar o povo a viver para Deus. Pessoas que se preocupam com o viver santo com o coração cheio de amor ,para ensinar o povo o viver Cristão buscando que outros sejam seus imitadores e os sigam.
No cristianismo Jesus nos chama para segui-lo, Paulo também diz: olha para mim e sejam meus imitadores, o que viste e ouviste e aprendeste de mim, viva isto cuida de ti mesmo e depois passa a homens idôneos. Fomos chamados por Jesus, para seguir o seu exemplo, em fazer a vontade do pai, ser seus discípulos, e fazer discípulos, pois à medida que o seguimos, estaremos sendo sal e luz da terra, expondo as obras das trevas, pois não lutamos contra carne e sangue e sim contra os principados e potestades que atuam nas regiões celestes, nossa luta não é contra o irmão, mas contra as forças espirituais, o mundo odiava Jesus porque a sua vida dava testemunho que suas obras eram más, nossa vida deve fazer o mesmo.
Temos o outro grupo de pessoas 2 que estão preocupados em ler e estudar as escrituras, com objetivos acusadores, com propósitos de estarem expondo as pessoas como estatuas de exemplos vexatórios. pessoas que não amam, mas procuram seus interesses com objetivos de galgar posições em cima das desgraças alheias, são verdadeiros urubus da religião querem dissecar tudo o que vêem pela frente, são coveiros que procuram enterrar os que estão morrendo, , são médicos que matam, são emissário e expositores de morte e não de vida, são atiradores de pedras distribuindo a dureza de seus corações petrificados, gostam de erguer túmulos a desonra e lapides que expões na nudez alheia ainda que debaixo de sete palmos de terra.
Há os acusados como a mulher adultera e Jesus, uma sendo exposta para condenação, outro para achar meios de o acusarem.
Uns vivem preocupados por não saberem de onde vem a pedra que os machucará , quando não muito os matará, outros buscam maneiras de ensinar, sem, contudo estar exposto á língua mortal dos seus próprios guias e dos seus irmãos.
Mas Jesus sabia que por traz da capa de santidade havia consciência de corações maldosos e cheios de culpa.
Por isso disse que quem não tiver pecado atire a primeira pedra.
Saíram acusados pela própria consciência, lideres culpados sem receber o perdão de Jesus, conquanto a mulher humilhada aos pés de Jesus recebeu o nem eu te condeno vai e não peques mais

Em Cristo que oferece graça

Jesse

Um comentário:

  1. Deus rejeita os soberbos, mas dá graça aos humildes.

    Abraços

    Tallor da Rosa

    ResponderExcluir