quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Logística de Pequenos Grupos

O que são pequenos Grupos ? PGs são grupos de 3 a 13 pessoas, que se reúnem de forma regular para estudar a Bíblia e aprofundar o seu relacionamento com Cristo e com as pessoas do grupo. O PG nasce já pensando em multiplicar-se. A regularidade será determinada pelo grupo. O ideal é uma reunião semanal, em último caso quinzenal.
A receita básica de um PG saudável
Estudo Bíblico - o pequeno grupo tem por alvo ser um instrumento para o crescimento mútuo de seus membros e a Bíblia é a fonte, é o alimento.
Comunhão - a Bíblia fala muito na necessidade que temos de comunhão.Leia 1 João e veja isto. Para conseguir este alvo, precisamos ter em mente principalmente quatro coisas:
Oração - Tiago 5:13-18; Felipenses 4:4-8
Levar as cargas uns dos outros - Gálatas 6:2
Encorajamento - 1 Tessalonicensses 5:14; Hebreus 10:24
Confrontação - Gálatas 6:1; Mateus 18:15-2
Serviço - é um dos traços de maturidade do PG; o grupo deixa de olhar apenas para si e se volta para servir aos outros.
Evangelismo - o PG que não evangeliza está fadado a morrer. Amando Deus servindo nossa geração, é nossa Missão. Todo PG tem que ter uma cadeira vazia na esperança de que na próxima semana ela esteja ocupada por alguém que você irá convidar e uma outra cadeira vazia volta ser colocada.
O que teremos sem PGs ?
Pessoas que não serão bem pastoreadas.Nas palavras do Pr. Ed René Kivitz, a igreja sem pequenos grupos "é incapaz de pastoreas, instruir e mobilizar seus freqüentadores, uma vez que fica dependente basicamente dos seus eventos, seus ministros profissionais e sua estrutura de departamentos".
Pessoas que não receberão ensino adequado.Não é possível instruir o novo povo somente com a mensagem do púlpito. Prova disto é a superficialidade da maioria dos crentes.
Pessoas que continuarão com a vida cristã medíocre.Não havendo pequenos grupos fica difícil a comunhão, a confrontação e o desafio para uma vida séria e comprometida com Deus e seu reino. Conseqüentemente, teremos pessoas sem compromisso com a igreja.
Algumas razões para termos PEQUENOS GRUPOS David Kornfield, em seu livro "Implantando Grupos Familiares", sugere algo que adaptamos aqui :
Pequeno Grupo - Gera envolvimento pessoalA pessoa deixa de ser um mero expectador e entra no estudo, participa e aos poucos ganha confiança para compartilhar suas lutas e dificuldades.
Pequeno Grupo - Gera comunhãoÉ impossível cumprir os mandamentos recíprocos - os "uns aos outros" - quando tanto "um" como "outro" só se encontram ou se veêm no domingo.
Pequeno Grupo - Gera evangelizaçãoÉ muito mais fácil você convidar alguém para vir a sua casa do que ir para uma igreja. Num pequeno grupo "cada convertido se torna um missionário e cada lar uma agência missionária".
Pequeno Grupo - Gera integraçãoMuitas vezes uma pessoa se converte ou vem por transferência de outra igreja e tem dificuldade de se relacionar. Se ela é encaminhada para um PG, a integração desta pessoa se torna muito mais natural.
Pequeno Grupo - Gera ensino prático e relevanteNo culto a pessoa ouve o sermão, mas não tem oportunidade de fazer pergunta, pois é apenas ouvinte. No PG ela pode perguntar : "O que este estudo tem a ver com o meu dia-a-dia ?" Etc.
Pequeno Grupo - Gera líderesNo PG vão surgir líderes que não teriam espaços ou oportunidade num grupo maior. Vamos ter boas surpresas aqui. Procure líderes no lugar certo, isto é, em pessoas! Adaptado I.B.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário